Como gerenciar o seu chefe

Tradicionalmente pensamos que a hierarquia no ambiente de trabalho deve ser de cima para baixo (top-down), mas se essa visão não está funcionando muito bem e você sente vontade de matar o seu chefe, talvez esteja na hora de você olhar de forma diferente as suas relações de trabalho e com isso tentar orientar o comportamento do seu chefe.

Existe um livro chamado Trabalhar com Você Esta Me Matando (“Working with You is Killing Me: Freeing Yourself from Emotional Traps at Work” da Katherine Crowley e Kathi Elster), em um de seus capítulos são demonstrados algumas técnicas que você pode usar para gerenciar o seu chefe, evitando que você cometa um homicídio no escritório.

Compreendendo as origens dos chefes ruins e o que é necessário para gerencia-los

A menos que o seu chefe seja o tipo de idiota que te apresentou para o resto do pessoal no seu primeiro dia, exclamando “eu comeria pedaços de #%*@ como este no meu café da manhã!”, podemos supor que ele deve possuir falhas adquiridas durante a sua vida profissional ou então trata-se de algum tipo de incompetente e que as atitudes dele não foram com má intenção. Sendo assim, de onde é que todos esses chefes ruins vêm? Crowley e Elster enfatizam que a chave para gerenciar o seu chefe e ter um escritório harmonioso é entender que o seu chefe provavelmente não foi bem orientado pela gestão de quem gerenciava ele antes dele próprio receber a incumbência de gerenciar outras pessoas. As pessoas muitas vezes acabam em cargos de gerência por três razões principais, nenhuma delas tem nada a ver com as competências de gestão:

Especialização Técnica: Seu chefe pode ter sido excepcionalmente bom em seu trabalho anterior, e em algum momento alguém decidiu que seria bom que ele gerenciasse a equipe. Esse tipo de promoção ignora o fato de que o maior vendedor mundial da maior marca de um segmento, provavelmente não é o melhor gestor do mundo de vendedores.

Politica de Cargos e Salários: Se você ficar por tempo suficiente em uma mesma empresa, sem forçar as coisas, existe uma forte possibilidade de que um dia você acorde gerenciando um punhado de pessoas (ou mesmo departamentos).

Razões políticas: Não há necessidade de fingir que as relações pessoais, laços de família e outros fatores fora do escritório, não influenciam promoções. Em algum ponto todos tem que trabalhar para o sobrinho do CEO, é a natureza do universo empresarial.

Então onde você está? Há uma grande chance de que um desses fatores te deixam infeliz. Você está em uma posição onde a falta de capacidade do seu chefe em gerencia-lo, impede a sua capacidade de fazer o seu trabalho de forma mais produtiva e também impeça o seu crescimento profissional. Mas, você não está completamente impotente, você pode tentar gerenciar o seu chefe.

Para gerenciar com sucesso o seu chefe e influencia-lo para melhor, você precisa estar disposto a aceitar que seu chefe tem limitações sobre o que ele pode fazer (assim como você) e que você é o maior responsável pelo relacionamento que tem com ele, e vice-versa. Pare de lamentar a forma como o seu chefe não consegue ler a sua mente, que ele não se comunica bem, que ele não te da valor, que ele não te da atenção suficiente, ou qualquer outra coisa que o seu chefe esteja fazendo de ruim. Se você está infeliz com o seu chefe, mas você só reage ao estilo de gestão dele em vez de interagir com ele e preventivamente mudar as ações dele com as suas próprias ações, você nunca vai ser feliz no trabalho.

As cinco práticas de gerenciamento bottom-up

Treine o seu chefe para encontrar-se com você regularmente. Este é o ponto mais crítico das cinco práticas fundamentais. Uma das maiores frustrações que os trabalhadores expressam sobre o local de trabalho é a forma esporádica e ineficaz de comunicação que é exercida. Ao invés de tentar entender os gritos do seu chefe e os emails crípticos que ele envia, agende um calendário de reuniões para falar com ele. Você não precisa de muito tempo, mas você precisa conversar com ele regularmente, pelo menos por 15 minutos. Como você pode garantir que essas reuniões vão bem? Use a segunda prática fundamental.

Venha para cada reunião com uma pauta detalhada. Se você vai pedir ao seu chefe 15 minutos das tardes de segunda para falar com ele, é melhor você fazer valer o seu tempo. Faça uma pauta para a reunião incluindo tópicos que pretenda discutir, com prioridades para cada uma e com os grandes temas em primeiro lugar. Coloque tudo na pauta, mesmo se você achar que não vai ter tempo, talvez você tenha sorte e sobre um tempo no final da reunião para pelo menos pontuar os temas da próxima reunião. Faça anotações sobre os temos abordados durante as reuniões para que você possa fazer referência a eles no futuro, se necessário.

Mantenha um tracking das mudanças de prioridades do seu chefe. É fácil ser sugado para uma visão egoísta do seu local de trabalho. Afinal, você se preocupe mais com você, sobre sua carreira, e o que você tem que fazer naquele dia. Mesmo se o seu chefe for bonzinho, ela ainda precisa fazer malabarismos maiores do que você faz e do que você precisa, para manter o controle sobre as prioridades da empresa. Comece o dia de trabalho com perguntas do tipo “O que você precisa para hoje?” e “O que mais precisa ser feito?”. Isso irá te ajudar, pois permite que você dê mais valor as tarefas de maior relevância para o seu chefe, e isso será sentido por ele, pois agora ele têm um empregado mais concentrado e atento.

Antecipe problemas e ofereça soluções. Quantas vezes você já ouviu um colega dizer algo como “Putz, a copiadora quebrou? Ela estava fazendo um barulho estranho durante toda a semana passada.” Por que o seu colega de trabalho não disse nada antes ou ligou para um técnico? Pessoas assim não são proativas. Você deve ser proativo. Resolva os problemas enquanto eles são pequenos. Faça sugestões para soluções concretas no caso de problemas recorrentes. Seu chefe não pode fazer tudo, e é provável que ele não esteja ciente de tudo o que acontece no escritório. Será que você não notaria a proatividade de alguém que tornou a sua vida mais fácil e melhorou o fluxo de trabalho do escritório?

Esteja sempre preparado para dar relatórios de status em seu projeto a qualquer momento. Crowley e Elster entrevistaram centenas de pessoas que têm uma visão amarga sobre os relatórios. Muitas pessoas têm uma atitude hostil com relatórios de status e outros mecanismos de comunicação no local de trabalho, porque eles as vêem como um dedo-duro do andamento dos projetos. Manter seu chefe informado sobre o status de seus projetos, permite que ele esteja em uma posição melhor para tomar decisões e mais capacitado para responder a followups para seus supervisores e clientes. Quanto mais o seu chefe ver a sua visão em grandes projetos e tarefas delegadas a você, mais competente você irá parecer e mais confortável o seu chefe se sentirá.

Recapitulando: marque reuniões regulares, crie uma pauta para essas reuniões (com uma agenda detalhada), verifique com seu chefe e converse com ele sobre as soluções para os problemas de trabalho e o mantenha atualizado sobre o andamento dos projetos e tarefas, com isso você vai se ver a anos-luz à frente de todos em seu escritório, quando se trata de relações patrão-empregado.

Fonte: Lifehacker